Por trás do simples gesto de “abrir os olhos” e enxergar o mundo existe um processo bem conectado e muito interessante.
Podemos dizer que os nossos olhos são como uma câmera fotográfica da mais alta qualidade. A córnea, o cristalino e a pupila fazem o trabalho de uma lente responsável por captar a luz e enviá-la para a retina. Esse tecido, por outro lado, se assemelha ao filme fotográfico e é encarregado de gravá-la e transformá-la em impulsos nervosos que serão posteriormente enviados ao cérebro através do nervo óptico.
Sobre esse último, vale a pena falar um pouco mais, já que ele é crucial para o assunto deste artigo.
Trata-se de uma estrutura muito delicada que precisa da nossa atenção, já que está sujeita a doenças, inflamações e problemas hereditários. Se não estiver saudável, o nervo óptico pode comprometer a nitidez da nossa visão e atrapalhar diversas atividades do cotidiano.
O QUE É O GLAUCOMA?
Essa é uma das principais doenças oculares que atingem o nervo óptico, podendo ser definida como uma lesão progressiva que leva à perda do campo visual e cegueira irreversível.
Na maioria dos casos esse dano ao nervo óptico é causado por uma alta pressão intraocular, mas há também as manifestações congênitas e motivadas por traumas e complicações cirúrgicas.
Nos quadros mais comuns, o início do glaucoma é praticamente imperceptível. Durante um bom tempo, o olho não dói, não coça, não arde e não gera qualquer tipo de incômodo. Os sinais, muitas vezes, só aparecem nos estágios avançados, quando já existe alguma perda irreversível da visão.
COMO FUNCIONA O TRATAMENTO A LASER?
É preciso ressaltar que o glaucoma não tem cura, mas há diversos tratamentos capazes de impedir a progressão da doença e diminuir drasticamente as chances de cegueira.
Entre os procedimentos a laser indicados para a doença está a TRABECULOPLASTIA, uma técnica que consiste em drenar parte do gel que preenche o nosso olho para reduzir a pressão interna e ajudar a “aliviar” o nervo óptico.
Separamos as quatro perguntas mais comuns sobre esse tratamento:
PARA QUEM A TRABECULOPLASTIA É INDICADA?
Geralmente, para os casos de glaucoma de ângulo aberto, o tipo mais comum da doença e que está diretamente ligado à pressão intraocular. Tudo vai depender, é claro, de uma avaliação criteriosa do oftalmologista.
COMO O PROCEDIMENTO É FEITO?
No próprio consultório médico, o oftalmologista aplica um colírio anestésico no olho para diminuir qualquer desconforto. Na sequência, o paciente fica de frente para o equipamento e, durante pouco tempo, recebe um feixe de luz (laser) diretamente na região a ser tratada.
Se o médico julgar adequado, é possível tratar os dois olhos no mesmo dia.
A TRABECULOPLASTIA DÓI?
Em função do anestésico, os incômodos são bem atenuados.
Durante a aplicação do laser os pacientes podem enxergar flashes de luz verde e vermelha. Após, alguns se queixam de pequeno inchaço e sintomas de olho seco, efeitos que podem ser facilmente administrados.
QUAL O TEMPO DE RECUPERAÇÃO?
Como a visão pode ficar embaçada logo após o procedimento, é ideal que seja feito repouso de algumas horas. Entretanto, a maioria dos pacientes pode retomar suas atividades cotidianas já no dia seguinte, sem qualquer tipo de prejuízo.
A principal lição que você precisa absorver sobre todo esse assunto é que as consultas oftalmológicas de rotina são essenciais para o bem da sua visão. Quanto antes você detectar o glaucoma, melhor será a resposta ao tratamento e menores serão os efeitos sobre a sua qualidade de vida.
Caso tenha alguma dúvida e queira agendar o seu check-up anual, nosso corpo clínico está à sua disposição. O IOSG fica na Av. Vasconcelos Costa, nº 962, no bairro Martins em Uberlândia-MG, e você pode marcar o horário com um especialista pelo telefone (34) 3214-3033.
—-
Fontes:
National Eye Institute. https://www.nei.nih.gov/learn-about-eye-health/eye-conditions-and-diseases/glaucoma/treatment#:~:text=Laser%20treatment%20or%20trabeculoplasty%20(tra,the%20pressure%20inside%20your%20eye.
Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Revista Veja Bem. Ed. 13. Ano 05. 2017.
https://cbo.net.br/2020/admin/docs_upload/Revista_vejabem_13.pdf
____
REDES SOCIAIS:
👁 O glaucoma é uma das principais doenças oculares que atingem o nervo óptico, podendo ser definida como uma lesão progressiva que leva à perda do campo visual e cegueira irreversível.
⚠ É preciso ressaltar que ele não tem cura, mas há diversos tratamentos capazes de impedir seu avanço e diminuir os riscos de complicação. Um dos mais comuns é a TRABECULOPLASTIA a laser, uma técnica que consiste em drenar parte do gel que preenche o nosso olho para reduzir a pressão interna e ajudar a “aliviar” o nervo óptico.
Clique no link da bio e confira o texto completo que preparamos sobre esse procedimento.
IOSG – Há mais de 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!
–
#IOSG #InstitutoDosOlhosSantaGenoveva #uberlândia #oftalmologia #oftalmo #oftalmouberlandia #oftalmologiavançada #ybrida #olhos #oftalmologista #visão #saudedosolhos #saudeocular #prevencao #saude #cuidedasuavisao #clinicaoftalmo