Visão embaçada, parece que o mundo está sempre nublado… Isto é um dos sinais de quem tem CATARATA. A Organização Mundial de Saúde estima que existam 18 milhões de cegos por catarata no mundo, e, só no Brasil, cerca de 350 mil. Nos países em desenvolvimento, a catarata é a causa de 50% dos casos de cegueira, e cerca de 85% de todos os pacientes com a doença tenham mais que 50 anos. É importante frisar que, apesar de ser uma doença ocular mais frequente em idosos, o diagnóstico de catarata não é uma sentença, é possível sim se ver livre desse mal.
PRIMEIRO: O QUE É CATARATA E QUAIS SÃO SUAS CAUSAS?
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia a define como uma opacidade da lente do olho, o CRISTALINO, que dificulte a entrada de luz nos olhos, afetando a visão. Pode levar desde pequenas distorções na imagem e, em casos mais sérios, à CEGUEIRA. O cristalino é uma lente transparente que fica atrás da íris e da pupila, tem a função dar foco e nitidez naquilo o que estamos vendo.
Quando nós enxergamos, os raios de luz entram pela pupila, passam pelo cristalino e atingem a retina, que fica no fundo do olho. É lá onde a imagem vai ser transformada em impulsos nervosos, que vão, através do nervo óptico, ser interpretadas no cérebro. Nesse sentido, o cristalino, que é composto basicamente de água e proteínas, deve estar transparente e desimpedido para que a luz passe sem nenhuma distorção e forme uma imagem clara. Assim, a catarata acontece quando proteínas, ou substâncias, aglomeram-se de maneira a obstruir essa passagem, fazendo com que surjam “NUVENS” na visão, ou que ela pareça meio desbotada.
SÓ IDOSOS TÊM CATARATA?
Não! Apesar de ser mais frequente na terceira idade, por causa do acúmulo de substâncias ao longo nos anos no cristalino, esta não é a única causa de catarata. Existem três formas de manifestação da doença:
• Congênita, a qual a criança nasce desta maneira;
• Secundária, que é decorrente de diversos fatores, sendo a diabetes um deles, por exemplo;
• Senil, que é consequente de alterações bioquímicas relacionadas à idade avançada.
TEM TRATAMENTO?
Na verdade, o tratamento é a cirurgia de catarata e envolve a implementação de LENTES INTRAOCULARES (LIOs). Durante o procedimento, o cristalino danificado é substituído por uma LIOs e os avanços técnicos destas lentes possibilitam cada vez mais uma personificação nas cirurgias, trazendo mais qualidade à visão dos pacientes. Dependendo de cada caso, há diferentes tipos de lentes intraoculares, e elas são classificadas em:
• Monofocais, que corrigem apenas um foco, de perto ou de longe;
• Multifocais, corrigem a visão de perto, intermediária e de longe;
• Lentes tóricas, que podem ser mono ou multifocais, corrigem também o astigmatismo;
• Lentes pseudoacomodativas, consideradas lentes de alta tecnologia, tem a capacidade de simular a acomodação natural do cristalino para corrigir a visão de longe, intermediária e de perto.
Todas as LIOs são introduzidas através de microincisões, o que leva a uma recuperação muito rápida do paciente. Elas melhoram a visão já a curto prazo, o que traz muita satisfação e conforto para quem antes não conseguia ver quase nada.
–
Conhece alguém que sofre de catarata? Entre em contato com a gente e marque uma consulta! Nossos oftalmologistas estarão dispostos a te ajudar no que for possível e solucionar suas dúvidas.
–
IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!
–
Fonte:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO
http://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/Revista%20VejaBem_03_grafica.pdf