Todos nós crescemos ouvindo os pais e os médicos incentivarem a prática de exercícios físicos. E apesar de muitas vezes tentarmos desconsiderar os fatos, os benefícios desse hábito são realmente incontestáveis.
As atividades físicas, independentemente da intensidade ou do esporte associado, ajudam bastante na melhora da nossa respiração, no fortalecimento da musculatura, no controle de peso, aumento da imunidade e, inclusive, na prevenção de doenças oculares.
Quer entender melhor essa história? Dê uma olhadinha no que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) tem a nos dizer sobre a relação dos exercícios com 5 problemas comuns da visão:
A miopia é conhecida pela dificuldade de enxergar de longe, o que nos obriga muitas vezes a usar óculos e lentes de contato para as mais diversas atividades do dia a dia.
Alguns estudos repercutidos pelo CBO apontam que 40 minutos diários de exercício físico ao ar livre ajudam a diminuir os riscos de crianças desenvolverem essa condição. Além disso, a corrida e a caminhada treinam os nossos olhos a exercitarem a visão para longe, pois estamos sempre olhando para o horizonte. Com o sedentarismo, nosso foco estará sempre nas curtas distâncias.
Comum em adolescentes, essa doença causa um afinamento e deformação na nossa córnea, o que por consequência também distorce as imagens que enxergamos.
Na maioria dos casos, a piora do ceratocone está relacionada a processos alérgicos e o hábito dos jovens coçarem os olhos com muita frequência. Nesse sentido, atividades como a natação trazem o contato com a umidade e colaboram para evitar as chamadas rinoconjuntivites e outras crises nas vias respiratórias.
Conhecido por ser um mal silencioso e de complicações irreversíveis, o glaucoma é uma doença muitas vezes associada ao aumento da pressão interna dos olhos. Dessa forma, o CBO reforça que as atividades aeróbicas (corrida, caminhada, pedalada e natação) regulam a pressão e ajudam no processo de vascularização dos olhos. Quem já tem glaucoma precisa de orientação médica para escolher um exercício saudável e adequado.
Uma vez que a retinopatia diabética surge do excesso de açúcar no sangue, os exercícios físicos se tornam fundamentais para a prevenção e controle da doença. Na prática, eles contribuem bastante para a produção da insulina e o processamento da glicose.
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Como o próprio nome indica, a degeneração macular causa uma série de danos na região central da nossa retina (mácula) e está associada ao envelhecimento natural do nosso organismo.
Por outro lado, doenças como a obesidade e a hipertensão arterial são fatores de risco não só para o surgimento da DMRI, mas também para as sérias complicações que podem surgir ao longo do tempo. Um estudo levantado pelo CBO aponta que a prática de atividades físicas tem bons resultados na prevenção do quadro e, por isso, deve ser sempre incentivada.
DICAS PARA SE EXERCITAR COM SEGURANÇA:
Fique de olho nessas recomendações:
- Evite levar as mãos sujas e/ou suadas aos olhos;
- Mantenha uma toalha limpa por perto para secar o suor da testa, evitando que ele caia pelos olhos e cause irritação;
- Nas atividades ao ar livre, use óculos de sol com filtro UV. Certifique-se de que seja um modelo autêntico e realmente seguro;
- Se possível, associe os óculos a um chapéu ou boné;
- Algumas atividades não combinam com óculos de grau. Converse sobre isso com o seu médico e veja se é possível recorrer a uma lente de contato apropriada;
- Tome cuidado com os esportes de alto impacto que trazem algum risco de trauma ocular. O futebol é um bom exemplo.
Caso tenha dúvidas, lembre-se que temos uma equipe altamente qualificada, equipamentos de ponta e uma estrutura completa para cuidar da sua visão com máximo conforto e segurança. Fale conosco pelo (34) 3214-3033 e agende um horário.
–
IOSG – Há 43 anos trazendo mais detalhes em sua vida