O bem-estar dos olhos tem grande influência sobre a nossa qualidade de vida. Enxergar bem é ter a possibilidade de desempenhar atividades no dia a dia, ser independente, adquirir conhecimento e gravar detalhes memoráveis ao lado da família e dos amigos.
E para que tudo isso aconteça da melhor maneira possível, precisamos nos atentar a alguns hábitos de vida que, apesar de simples, acabam sendo deixados de lado.
ALIMENTE-SE BEM
É claro que este não é o único fator, mas pode ser um bom ponto de partida.
A saúde ocular pode ser fortalecida através de uma alimentação equilibrada, com o consumo adequado de macronutrientes e a inclusão diária de vitaminas A, C, E, zinco, antioxidantes, ômega 3, luteína e zeaxantina.
Capriche na ingestão de peixes, cenoura, laranja, amêndoas, amendoim, ovo, couve, brócolis e outros vegetais verde-escuro, morango e linhaça.
CUIDE DO SEU PESO
Tão importante quanto saber o que comer, é saber o que evitar comer. O consumo elevado de sal, gorduras, alimentos ultraprocessados e açúcares está ligado ao aumento calórico que, a longo prazo, beneficia o ganho de peso.
Há um consenso na ciência e medicina de que a obesidade aumenta o risco de desenvolver doenças como diabetes e hipertensão, dois grandes perigos aos olhos.
LAVE SUAS MÃOS
Você já reparou na quantidade de lugares diferentes que toca ao longo do dia? Saiba que as nossas mãos são uma grande fonte de impurezas, vírus e bactérias que podem causar desde uma simples irritação até uma conjuntivite mais séria.
Mantenha-as limpas sempre que puder, principalmente antes e depois de usar colírios, maquiagens, pomadas ou lentes de contato.
USE ÓCULOS DE PROTEÇÃO
Uma exposição exagerada ao sol sem os devidos cuidados, a longo prazo, deixa os olhos desprotegidos da radiação UVA e UVB, diretamente ligadas ao surgimento de catarata, pterígio, degeneração macular e muitos outros problemas. Para evitar complicações, utilize óculos de sol de qualidade e, se possível, considere também os chapéus e bonés.
Além disso, no trabalho ou durante a prática esportiva, mantenha a visão protegida de traumas e lesões.
CONSULTE UM OFTALMOLOGISTA REGULARMENTE
Mesmo que você não esteja sentindo nada de estranho com os olhos, é muito importante se consultar com um médico no mínimo uma vez ao ano. Doenças como o glaucoma, degeneração macular e retinopatia não costumam causar sintomas nas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico precoce e pode comprometer a eficácia do tratamento.
Caso tenha alguma dúvida, os nossos oftalmologistas estão à sua disposição. Temos especialistas e estrutura de ponta para te ajudar do diagnóstico ao tratamento. Agende sua consulta pelo telefone (34) 3214-3033.
–
Fontes:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia. https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/condicoes_saude_ocular_brasil2019.pdf
https://www.vejabem.org/uploads/arquivos/1585861945-5.PDF
Healthline.