O verão é uma das estações do ano mais queridas pelos brasileiros, até porque – para muitos – é sinônimo de férias, sol, praia e diversão em família.
Por outro lado, em meio à correria e com tantos momentos de lazer e diversão, é comum deixarmos a saúde de lado e não prestarmos atenção em alguns detalhes que colocam os nossos olhos em risco. Fatores como a radiação UV, poeira, vento e umidade podem facilitar o surgimento de diversas doenças, das mais simples às mais sérias, e é justamente por isso que devemos nos cuidar.
Na sequência deste artigo, você vai conhecer quais as doenças oculares mais frequentes no verão de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, e o que você precisa fazer para aproveitar os dias em segurança.
4 DOENÇAS OCULARES COMUNS NO VERÃO
Alergias
Essa época favorece ainda mais as reações alérgicas pela maior exposição ao cloro, água salgada, areia e poeira. Na maioria dos casos, os sintomas de uma alergia ocular aparecem nos dois olhos e incluem vermelhidão, coceira, lacrimejamento excessivo e leve inchaço.
Pterígio
O pterígio é uma “pelinha” que nasce no canto do olho, geralmente no lado do nariz. Ele não costuma provocar sintomas graves, mas pode crescer em direção à pupila, interferir na visão e atrapalhar o dia a dia do paciente. Em geral, esse problema é mais comum em regiões muito quentes e que ventam muito.
Ceratite
Esse problema nada mais é do que uma infecção na córnea, o tecido transparente que permite a entrada de luz e protege as estruturas internas do olho. Uma ceratite pode surgir de fungos e bactérias que contaminam a água das piscinas e a areia das praias. Na maioria dos casos, os sintomas são dor intensa, queimação, vermelhidão, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e visão borrada.
Conjuntivite
As conjuntivites são inflamações ou infecções que atingem a conjuntiva, uma membrana transparente que reveste a nossa pálpebra e a nossa córnea. Ela tem a função de proteger o olho contra os agentes externos, como o sol e os microorganismos, mas está sujeita a pequenas complicações causadas por vírus, fungos e bactérias.
COMO PROTEGER OS OLHOS?
Aqui estão algumas dicas importantes para preservar a sua saúde ocular:
- Use óculos escuros de qualidade e com filtro UV;
- Mantenha as mãos higienizadas;
- Evite coçar os olhos;
- Tome cuidado para o filtro solar não cair nos olhos;
- Se entrar areia nos olhos, não tente coçar e tirá-la com as mãos. Lave com água limpa e corrente;
- Evite nadar no mar e nas piscinas com os olhos abertos;
- Se você usa lentes de contato, capriche na higienização;
- Com o suor, tome cuidado para que a maquiagem não escorra nos olhos;
- Se tiver algum sintoma de irritação, evite se automedicar. Procure um pronto atendimento ou marque consulta com o oftalmologista.
Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, lembre-se que temos especialistas à sua disposição. Fale conosco pelo (34) 3214-3033 e agende um horário.
–
IOSG – Há mais de 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!