• Av. Vasconcelos Costa, 962Martins - Uberlândia/MG
  • (34) 3214-3033Ligue para nós hoje!
  • Horário de FuncionamentoSeg - Sex: 8:00 - 18:00

Botox: é uma boa alternativa no tratamento de estrabismo?

Muito além de um detalhe estético, o estrabismo é um desalinhamento ocular capaz de causar danos à acuidade visual e qualidade de vida, principalmente quando surge na infância, fase em que os olhos ainda estão em desenvolvimento.

Neste artigo, elencamos as principais informações acerca desse problema e seus tratamentos disponíveis. Será que a toxina botulínica, ou Botox, por exemplo, é uma alternativa viável?

O QUE É ESTRABISMO?

Popularmente conhecido como “vesguice”, o estrabismo é um defeito visual de desalinhamento de um ou de ambos os olhos.

Esse problema geralmente se manifesta entre crianças de até 4 anos de idade, e raramente surge após os 6 anos. O principal fator de desenvolvimento é um desequilíbrio na musculatura que sustenta o movimento ocular, podendo também estar associada a doenças como o Retinoblastoma, fraturas da órbita, hipermetropia excessiva e síndrome de Down.

Vale a pena ressaltar que, apesar de raros, há casos de desvio ocular em adultos. 

QUAIS OS TIPOS DE ESTRABISMO?

– Exotropia ou Estrabismo divergente: quando o olho é voltado para o lado de fora do rosto, ou seja, para a orelha.

– Esotropia ou Estrabismo convergente: quando aponta para o nariz.

– Hipertropia ou Estrabismo vertical: quando o olho aponta para cima ou para baixo.

QUAIS OS TRATAMENTOS PARA O ESTRABISMO?

Quando a doença surge na infância e é diagnosticada precocemente, o médico oftalmologista pode indicar o uso de um tapa-olho. Esse recurso tem o objetivo de inutilizar temporariamente o olho saudável para forçar o desenvolvimento do que está afetado. Muitas vezes isso também fortalece a musculatura e corrige o desalinhamento. 

Essa mesma lógica também vale para os tratamentos com colírio de atropina. Nele, as gotas obscurecem levemente a visão de um olho para estimular a atividade do outro.

Para os casos de estrabismo em adultos, ou quando as crianças não respondem adequadamente aos tratamentos acima, pode ser necessário fazer uma cirurgia de afrouxamento ou tensionamento da musculatura responsável pelo desequilíbrio dos olhos. 

O BOTOX É UM TRATAMENTO RECOMENDADO PARA ESTRABISMO?

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum e pode ser usada na medicina e estética para evitar, parcial ou totalmente, a contração de alguns músculos da face. Para atingir bons resultados, ela deve ser aplicada adequadamente e em pequenas doses, sempre por um profissional capacitado.

Sobre as aplicações do Botox para tratar o estrabismo, uma revisão de estudos publicada na Cochrane Library sugere que a técnica, em geral, é bem-sucedida, mas não deve ser aplicada indiscriminadamente. Existe a necessidade de novos estudos para mapear ainda mais a sua eficácia e eventuais efeitos adversos. 

Em linhas gerais, a toxina botulínica é usada com o mesmo objetivo da cirurgia: equilibrar a musculatura responsável pelo desalinhamento ocular.

Para evitar qualquer tipo de complicação e garantir uma visão saudável, é fundamental que todos os pacientes procurem um oftalmologista diante de qualquer sinal de irregularidade nos olhos. Uma boa avaliação clínica vai definir qual tratamento melhor se adequa à sua situação.

Caso tenha alguma dúvida sobre esse ou qualquer outro problema ocular, nossos especialistas estão à sua disposição aqui no IOSG. Fale conosco pelo (34) 3214-3033 e agende um horário.

IOSG – Há mais de 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Post comment