Seja em casa, em um dia comum de escola ou numa brincadeira de fim de semana, os pequenos estão sujeitos a pequenos “acidentes” que, de uma forma ou de outra, colocam em risco a saúde dos olhos.
Quando esse tipo de imprevisto acontece, é comum deixarmos o medo tomar conta da situação e impedir que tomemos as melhores decisões. Nessas horas, além de controlar a tensão, também precisamos seguir orientações importantes que vão garantir a segurança e controlar o caso até a avaliação de um oftalmologista.
Como essas condutas ainda geram dúvidas, separamos 4 dicas de primeiros socorros simples para os olhos das crianças em diferentes situações. Todos os passos podem ser facilmente memorizados para uma futura emergência.
- AREIA
Se os pequenos estão brincando na praia ou em um banco de areia, e você percebeu que as partículas entraram nos olhos, EVITE ESFREGÁ-LOS! Nesse caso, o melhor a ser feito é lavar bem a região com água corrente.
- PANCADA
Ao notar que o olho da criança foi atingido por uma bola, móvel ou qualquer outro objeto, faça uma compressa fria e coloque sobre a área afetada por cerca de 15 minutos. O objetivo dessa atitude é controlar o inchaço e aliviar a dor. Feito isso, procure um médico imediatamente para fazer exames.
- PRODUTO QUÍMICO
Diante da exposição a algum produto químico, como material de limpeza e ácido, lave os olhos com água corrente por pelo menos 10 minutos e procure um atendimento médico imediatamente.
- PERFURAÇÃO
De todas as situações, essa talvez seja a mais desafiadora pelo fato de causar maior tensão. De toda forma, se o seu filho(a) sofrer algum tipo de perfuração ocular, mantenha a calma e NUNCA tente puxar o objeto para fora. Faça apenas um curativo levemente solto, evitando pressionar o local, e procure um médico com urgência.
Além dessas situações, existem outras bem comuns no dia a dia e que também exigem cuidados específicos para evitar problemas maiores. Veja só o que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia recomenda:
- Em casos de olho roxo, use uma compressa de gelo ou água fria por 15 minutos a cada uma hora, evitando o inchaço e a dor. Mas fique atento(a): nunca coloque o gelo direto sobre os olhos ou as pálpebras, tenha sempre o apoio de um pano.
- Se estiver com conjuntivite, aplique compressas frias, não compartilhe toalhas e objetos pessoais, troque as fronhas frequentemente, mantenha as mãos limpas e evite contato físico com outras pessoas.
- Está diante de um quadro alérgico? Evite levar a mão aos olhos, diminua o uso de ventiladores, mantenha a casa bem arejada e, se possível, use um colírio lubrificante recomendado pelo oftalmologista.
- O terçol também precisa de cuidados. Faça uma compressa de água morna, trocando o pano ou a bolsa sempre que a água esfriar. Evite lentes de contato enquanto o problema não estiver corrigido.
- Uma das queixas mais comuns na rotina é a de leve dor nos olhos, vermelhidão e coceira. Muitas vezes, esse é um sinal de fadiga ocular. Se isso estiver acontecendo com você ou seu filho(a), tire o foco dos eletrônicos, mantenha os olhos fechados por um certo tempo, pisque mais vezes e pingue uma gotinha de colírio lubrificante.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia destaca ainda que todos os pais precisam redobrar a atenção com qualquer sinal de visão borrada, visão dupla e dor no olho, e que assim como em qualquer outro problema de saúde, o diagnóstico precoce é indispensável.
O IOSG tem mais de 40 anos de experiência em cuidados com a saúde ocular. Temos uma equipe altamente qualificada, equipamentos de ponta e um centro cirúrgico próprio para recuperar a sua visão com máximo conforto e segurança. Fale conosco pelo (34) 3214-3033 e agende um horário.
–
IOSG – Há mais de 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!